Sim meus caros, este título expressa meu espanto. Há muito tempo que em meu notebook o "Tio Bill" não tem vez. Usei durante muito tempo Debian, uma ótima distro, e tudo funcionava perfeitamente. E o problema era esse: êpa, tudo funciona, que chato!!
"Precisava de um desafio, e como sempre ouvi a fama do Slackware (a distro espartana), apostei nele."
Para minha surpresa, a instalação foi muito simples. Por ser em modo texto, funcionou perfeitamente em meu notebook com uma placa de vídeo SiS Mirage 3, totalmente autoexplicativa em todos os passos. Após o reboot, me deparei com um terminal pedindo login. Loguei, criei meu usuário e... OHHHHHH!!!
Wireless, som, teclado, mouse e touchpad foram reconhecidos de primeira (no Debian deu trabalho). O único desafio era o vídeo, que permanecia em 800x600 via VESA. Mas meu notebook CCE não me venceu. Com um pouco de Google, achei o driver, configurei o xorg.conf e pronto: 1280x800 com imagem perfeita.
Resumindo: toda a dificuldade que eu esperava encontrar no Slackware não existiu. Pelo contrário, ele permite uma administração fácil e customizada. Já o Ubuntu não gostou do meu hardware; a instalação padrão travava em todas as tentativas. O Ubuntu vinha "inchado", gordo...
"Demorei mais para deixar o Ubuntu do jeito que gosto do que o Slackware. Quanto mais você esconde o funcionamento do sistema do usuário, mais difícil é verificar o que ocorre quando surge um erro."
O Slackware espelha bem o conceito KISS (Keep It Simple, Stupid). Esta é a minha opinião. Não quero criar polêmica sobre qual distro é melhor, mas cada um em seu "nicho" forma a mesma comunidade: a Comunidade dos Usuários Linux.